terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A MORTE DE JACÓ

(Clique na imagem para ampliar)
O Patriarca abençoou seus filhos e anunciou a supremacia da tribo de Judá. Fiel à terra prometida, pediu para nela ser enterrado.

            Jacó viveu dezessete anos no Egito e atingiu uma idade muito avançada. Quando sentiu a aproximação da morte, mandou chamar o seu filho José e lhe disse:
– Se me queres bem, mostra-me hoje o teu bem querer e a tua fidelidade. Por piedade não me enterre no Egito. Gostaria de descansar perto de meus pais. Levar-me-ás do Egito e me enterrarás no túmulo onde estão Abraão e a sua mulher Sara, Isaac e a sua mulher Rebeca e onde enterrei Lia. José respondeu:
– Farei o que pediste.
– Jura-me, insistiu Jacó. E ele jurou enquanto Jacó mantinha-se prostrado ao pé de sua cama. Jacó disse ainda:
– Logo vou morrer! Mas Deus não te abandonará e Ele te levará de novo para o país de teus pais. Em seguida Jacó chamou seus doze filhos e disse:
– Juntai-vos a fim de que vos diga o que vai acontecer em seguida. Juntai-vos e escutai filhos de Jacó, ouvi as palavras de Israel vosso pai!
            E Jacó, chamado de Israel, anunciou que as doze tribos de Israel descenderiam de seus doze filhos. Separadamente falou a cada um deles. Rúben, Simeão, Levi, Judá, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, José e Benjamin. Predisse que a tribo de Judá seria reconhecida por todas as outras como superior e abençoou cada um dos seus filhos. Assim, Jacó morreu.
            Então José atirou-se sobre o rosto de seu pai, cobrindo-o de lágrimas e beijos e ordenou aos seus médicos que embalsamassem o corpo de Jacó. Os médicos embalsamaram Israel e os egípcios permaneceram enlutados durante setenta dias. Acabando o luto, José falou assim aos familiares do Faraó: Se tendes amizade por mim, levai aos ouvidos do Faraó que meu pai me fez jurar que o enterraria no túmulo que fez cavar na terra de Canaã. Pedi ao Faraó que me permita que enterre meu pai e em seguida voltarei.

            O Faraó respondeu: – Vai enterrar teu pai conforme a tua vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário