sábado, 18 de agosto de 2012

O CASAMENTO DE JACÓ

Para obter Raquel, que ama, Jacó é obrigado a desposar também a filha mais velha, conforme os antigos hábitos, mas enriqueceu à custa do sogro.
(clique na imagem para ampliar)

            Labão tinha então duas filhas; a mais velha se chamava Lia, e a mais moça se chamava Raquel. Lia tinha um olhar mortiço, enquanto que Raquel era bela e de agradável aparência. Jacó amava Raquel e respondeu: Durante sete anos serei o teu servo e então me darás tua filha mais moça, Raquel. Labão respondeu: Melhor é que eu te dê, ao invés de dá-la a um outro; fica comigo. Jacó trabalhou pois sete anos pra obter Raquel, esse tempo lhe pareceu curto por que ele amava Raquel.
            No fim de sete anos Jacó disse a Labão; De acordo com nosso entendimento, dá-me a minha mulher. E Labão começou os preparativos para as bodas. Mas com o anoitecer foi Lia que se introduziu ao lado de Jacó e este a desposou pensando que era Raquel.
            Quando Jacó descobriu o logro, disse a Labão: Por que me fizeste isto? Não foi para obter Raquel que te servi?
            Labão respondeu: Em nosso país, é contrário ao hábito, casar-se primeiro a mais nova antes da mais velha. Mas, se retomares o compromisso para mais sete anos, te darei Raquel para mulher.
            Dessa forma, Jacó desposou também Raquel. Naquele tempo, era admissível um homem ter várias mulheres. Assim, ficou mais sete anos trabalhando para Labão.

Os filhos de Jacó
            Jacó amava muito Raquel e desdenhava Lia. Vendo que ele fazia isso, Deus resolveu proteger a desprezada. Enquanto Raquel não tinha nenhum filho, Lia teve quatro, que se chamaram Rúben, Simeão, Levi e Judá.
            Só depois disso é que Raquel teve dois filhos, aos quais deu os nomes de Dan e Naftali. Mas Lia voltou a ter mais dois meninos, que foram chamados de Gade e Aser.
            Um dia, quando Rúbem já era grandinho, estava passeando pelo campo e descobriu umas frutinhas chamadas mandrágoras, que ajudam a mulher a ter filho. Ele colheu um pouco e levou para Lia, sua mãe. Raquel pediu algumas à irmã, mas esta não queria dar. Então Raquel perguntou: -Vamos fazer uma troca? Você me dá algumas dessas frutinhas, que eu a deixo dormir esta noite com Jacó. Lia aceitou a troca e teve mais dois filhos, que receberam os nomes de Issacar e Zebulon. Mas Raquel também voltou a ter uma criança, à qual deu o nome de José.


Nenhum comentário:

Postar um comentário