segunda-feira, 31 de outubro de 2011

CAIM E ABEL

Clique na imagem para ampliar
O mal progride na humanidade: Caim e seus descendentes representam as desastrosas conseqüências do pecado. Poucos homens contudo, seguindo de Abel e Set, conservam-se fiéis a Deus.

Adão deu nome de Eva à sua mulher e ela tornou-se a mãe de todos os homens da terra. Quando nasceu Caim ela disse: O Senhor deu-me um filho. Depois, veio ao mundo outro filho, Abel. Abel tornou-se pastor de rebanhos e Caim, lavrador.
Um dia, Caim ofertou a Deus alguns produtos da terra, enquanto que Abel, consagrou-lhe algumas das suas ovelhas, as mais gordas e bonitas. Deus ficou satisfeito com a oferta de Abel, mas não ficou com Caim e sua oferta. Isto irritou Caim e a tristeza se espalhou no seu rosto.
Deus lhe disse: Caim, por que estás irritado e há desalento no teu rosto? Caim não respondeu. Mais tarde, quando estavam no campo, Caim atirou-se sobre o seu irmão e matou-o.
Deus disse a Caim: Onde está o teu irmão Abel? –Não sei, respondeu Caim. Acaso sou eu o tutor de meu irmão? –Que fizeste? Deus disse. A voz do sangue do teu irmão clama no solo e chega até mim. A própria terra que recebeu da tua mão o sangue do teu irmão, te amaldiçoa. O solo que cultivares não mais te dará riquezas. Serás errante e vagarás sobre a terra.
Caim disse ao Senhor: Meu castigo é grande demais para ser suportado.
Clique na imagem para ampliar
Eis que hoje me expulsas da face da terra e terei que me esconder longe da tua face. Serei errante sobre a terra e qualquer um que me encontre me matará.
Deus lhe respondeu: Não! Ninguém matará Caim. Caim será vingado sete vezes. E Deus colocou um sinal sobre Caim para que qualquer um que o encontrasse não o matasse. Depois Caim afastou-se de Deus e foi morar no país de Node, no oriente do Édem.
Mais tarde, Caim tomou uma mulher que lhe deu um flho, Enoque. Construiu uma vila à qual deu também o nome de Enoque. É de Enoque que descendem todos os pastores que vivem sob tendas e também os que tocam harpa e flauta.
Eva deu à luz um outro filho e chamou-o de Sete, pois que Deus lhe havia dado para ficar em lugar de Abel. Deus abençoou Adão dando-lhe em Sete um filho à sua semelhança. Adão viveu muitos e muitos anos e Eva teve ainda muitos filhos e filhas. Foi assim que os homens se multiplicaram sobre a terra e inúmeras gerações descenderam de Adão e Eva.
Na nona geração nasceu Noé. Era um homem justo, o melhor do seu tempo e vivia conforme os preceitos de Deus. Teve três filhos, Sem, Cão e Jafé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário