clique nas imagens para ampliar
Utilizando gravuras do seu tempo, o autor inspirado quer ensinar que todo o universo criado vem de Deus. Mas, sua obra é absolutamente boa: o mal não vem dele.
No princípio Deus criou os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia; Havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.
E disse Deus: Haja luz, e houve luz. Viu Deus que a luz era boa e separou-a das trevas. Deus chamou a luz de dia e as trevas de noite. E houve tarde e manhã –o primeiro dia.
Deus disse: Que haja um firmamento entre as águas e que ele separe as águas das águas. Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das águas que estavam por cima do firmamento. E assim foi. Deus chamou ao firmamento céu. E houve tarde e manhã –o segundo dia.
Deus disse: Que as águas embaixo do céu se reúnam em um único lugar e que os continentes apareçam. Assim foi. Deus nomeou os continentes de Terra e as águas de mares.
Depois Deus disse: Que a terra produza ervas, plantas com sementes e árvores frutíferas. Assim se realizou e Deus viu que tudo era bom. Isso no terceiro dia.
Deus disse então: Que haja luz no firmamento para separar o dia da noite. Que sirvam de sinais para marcar as estações, os dias e os anos e que sirvam de fontes de luz no firmamento do céu para iluminar a terra. Assim foi feito. Deus criou duas grandes luzes: A maior para presidir o dia e a menor para presidir a noite. Assim fez as estrelas e as colocou no firmamento para iluminar a terra, para presidir o dia e a noite e para separar a luz das trevas. Deus viu que isso era bom. Foi no quarto dia.
Deus disse: Que as águas produzam em grande quantidade seres vivos e que pássaros voem sobre a terra em todo o espaço do céu. Deus criou os grandes monstros marinhos e todos os animais vivos hábeis de se moverem nas águas abundantes. Criou os pássaros e viu que tudo era bom.
E criou Deus o homem à sua imagem. Ele criou o homem e a mulher à imagem de Deus; e os criou homem e mulher.
Abençoou e disse: Sede fecundos e multiplicai-vos! Povoai a terra e dominai os peixes do mar, os pássaros do céu e todos os animais que vivem sobre a terra. Vede: Dei-vos todas as plantas que tem sementes e todas as árvores que produzem frutos sobre toda a terra: Será vosso alimento. A todos os animais da terra, todos os pássaros do céu, a tudo que rasteja sobre o solo e que vive, dou as ervas e as plantas como alimento.
Assim foi. Deus viu que tudo o que havia feito era bom. Isso foi no sexto dia.
O céu e a terra estavam terminados e povoados de seres vivos. No sétimo dia Deus havia acabado a sua obra e descansou. Deus abençoou o sétimo dia e santificou-o por que nesse dia havia descansado da obra que havia terminado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário