sábado, 18 de agosto de 2012

ESAÚ E JACÓ – A RIVALIDADE ENTRE DOIS IRMÃOS

 
 (clique na imagem para ampliar)
Jacó, o preferido de Rebeca, quer ter sucesso na vida e apossar-se da herança que cabe ao seu irmão Esaú. Com o auxílio de sua mãe, consegue, por meio de uma astúcia, realizar o seu desejo.

            Mais tarde , quando Isaac já estava com sessenta anos, Rebeca lhe deu dois filhos gêmeos. O primeiro nascido era o ruivo e inteiramente coberto de pêlos. Chamava-se Esaú e o seu irmão deram o nome de Jacó. Os meninos cresceram. Esaú tornou-se hábil caçador e vivia sempre fora, mas Jacó era um home quieto e ficava sob as tendas. Isaac preferia Esaú por apreciava muito as suas caçadas, mas Rebeca preferiu Jacó.

(clique na imagem para ampliar)
            Um dia, quando Jacó estava preparando um ensopado, Esaú chegou cheio de fome e disse a Jacó: -Dá-me, por favor um pouco dessa apetitosa sopa de lentilhas, estou morto de fome.
            Vende-me primeiro teu direito de primogenitura, respondeu Jacó. Esaú, sendo o primogênito, devia receber toda a herança de seu pai.
            Estou para morre –disse Esaú –de que me valerá o direito de primogenitura?
            Aí Jacó retrucou: Conceda-me sob juramento! Esaú prestou juramento e vendeu o seu direito de primogenitura ao seu irmão Jacó. Então Jacó lhe deu sopa de lentilhas e pão. Esaú comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Foi assim que Esaú renunciou ao seu direito de primogenitura.
            Quando Isaac envelheceu, sua vista enfraqueceu e ele não via mais. Chamando por Esaú disse: Meu filho!
            Eis-me, respondeu Esaú.
            Vê –disse Isaac –estou velho e não sei quando morrerei. Apanha tuas armas, teu arco e tua flecha. Vai para a planície e traze-me alguma caça. Faze um bom prato como eu gosto e da-me para comer, a fim de que minha alma te abençoe antes de morrer. Rebeca ouviu o que Isaac dizia ao filho Esaú. Esaú foi para a planície cumprir o que seu pai lhe havia pedido.

(clique na imagem para ampliar)
            Rebeca então disse a Jacó: Acabo de ouvir teu pai dizer ao teu irmão Esaú: Consegue uma caça e faze-me um bom prato; comerei e te abençoarei perante o Senhor antes de morrer. Agora, meu filho, ouve-me com atenção e faze o que vou te dizer. Vai para o rebanho e traze-me dois belos cabritos; com eles, farei para teu pai um desses bons pratos que ele gosta. Tu mesmo o levarás à teu pai para que ele coma e te abençoes antes de morrer.
            Jacó disse a mãe: Sabes que meu irmão Esaú e peludo e eu sou inteiramente liso. Talvez meu pai me apalpe e perceberá que o enganei. Terei então a sua maldição ao Inês da sua bênção.
            Mas sua mãe lhe respondeu: Tornarei essa maldição para mim, meu filho! Faze apenas o que estou dizendo e traze dois belos cabritos.
            Jacó obedeceu e Rebeca preparou um petisco que agradava a Isaac. Rebeca apanhou então as melhores roupas de Esaú, seu primogênito e fez com que Jacó, seu filho caçula, a vestisse. Cobriu-lhe os braços e parte do peito com as peles que havia retirado dos cabritos. Depois, pôs-lhe nas mãos o prato e o pão que ela mesma havia preparado.
            Jacó foi ao encontro do pai e disse: Pai! e Isaac respondeu: Sim, quem és tu, meu filho?
            Sou Esaú, teu primogênito. Fiz o que mandaste. Por favor, levanta, senta e come a caça que preparei, para que tua alma me abençoe! 
            Mas Isaac disse ao seu filho: Como tu a encontraste tão depressa?
            É que o Senhor teu Deus, me enviou, respondeu Jacó.
            Todavia, Isaac retrucou: Aproxima-te para que te apalpe, meu filho, para saber se és realmente meu filho Esaú.
            Jacó se aproximou de seu pai Isaac, que o apalpou e disse: A voz é a de Jacó mas os braços são realmente os de Esaú! Não reconheceu pois que os braços de Jacó eram peludos como os de Esaú e o abençoou. Mais uma vez Isaac perguntou: És realmente meu filho Esaú?
            Sim, respondeu Jacó.
            Isaac prosseguiu: Serve-me então para que eu coma a caça de meu filho e que minha alma o abençoe.

(clique na imagem para ampliar)
            Jacó serviu-o e ele comeu; depois Jacó lhe ofereceu vinho e ele bebeu. Em seguida Isaac lhe disse: Aproxima-te agora e abraça-me, meu filho. Jacó se aproximou e o abraçou. Isaac aspirando o cheiro das roupas abençoou-o nestes termos:
            Som, o odor de meu filho é como o odor de um campo abençoado pelo Senhor. Que Deus te dê o orvalho do céu e a fertilidade do solo, trigo e vinho em abundância. Sê o mestre de teus irmão. Maldito é aquele que te amaldiçoar, bendito o que te abençoar!
            Isaac acabava de abençoar Jacó. Acabava ele de sair de perto de seu pai, quando chegou seu irmão Esaú trazendo a caça. Por sua vez, Esaú preparou um petisco que levou ao seu pai. Pai, disse ele –levanta-te por favor e come a caça que teu filho acaba de trazer para que o abençoe. Então, seu pai Isaac lhe disse!
            Mas quem é tu?
            Sou Esaú, teu filho mais velho. Respondeu ele.
            Isaac estremeceu violentamente e desse: Quem foi então que preparou uma caça e me serviu? Comi antes da tua chegada e o abençoei e ficará abençoado.
            Quando Esaú ouviu as palavras de Isaac lamentou-se amargamente e em altos brados disse ao seu pai: Abençoa-me também, oh meu pai! Mas Isaac respondeu: Teu irmão se introduziu astutamente e levou a tua benção.
            Esaú exclamou: Não é sem razão que se chama Jacó o bem-aventurado. Por duas vezes me suplantou: tirou-me a primogenitura e agora, toma-me a benção! Mas, acrescentou ele: Não terás guardada uma benção para mim?
            Isaac respondeu a Esaú: Institui-o teu mestre, dei-lhe seus irmãos como servos, garanti-lhe o trigo e o vinho. Que mais poderia fazer por ti meu filho? Esaú disse ao seu pai? Oh pai, abençoa-me também! E rompeu em soluções. Então Isaac tomou a palavra e disse:
            Viverás da tua espada e servirás o teu irmão. Quando puderes, sacudirás o seu jugo.
            Esaú começou a odiar Jacó pela benção que o pai lhe havia dado e intimamente disse: Já não está longe o dia em que vestiremos o luto por meu pai: então, matarei meu irmão Jacó!
            As palavras de Esaú chegaram aos ouvidos de Rebeca. Ela mandou chamar Jacó e lhe disse: Teu irmão Esaú quer te matar para vingar-se de ti. Ouve então, meu filho, escuta o que te digo: parte, foge para a casa do meu irmão Labão, em Harã. Fica em casa dele lguns dias, até que o ressentimento do teu irmão desapareça e ele deixe de pensar no que fizeste. Chegado o momento, mandarei buscar-te.
            Isaac chamou Jacó e o abençoou. Depois, fez-lhe estas recomendações especiais: Não esposes nenhuma filha de Canaã. Levanta-te, vai para Padã-Arã, em casa de Betuel, pai de tua mãe e escolhe uma mulher entre as filhas de Labão irmão de tua mãe. Que Deus Todo-Poderoso te abençoe e que te tomes posse deste país onde és ainda estrangeiro e que Deus deu a Abraão. Com estas palavras, Isaac despediu-se de Jaco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário