segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A VOLTA AO PAÍS

(Clique na imagem para ampliar)
Esaú avisado pelo seu irmão, acorre com suas gentes. Temendo uma vingança, Jacó está angustiado e, pela primeira vez, implora proteção a Deus.

            Jacó prosseguiu sua viagem e encontrou os anjos de Deus; ao vê-los, exclamou: Este é o exército de Deus. E chamou aquele lugar de Maanaim. Mandou emissários na frente ao encontro de seu irmão Esaú, no país de Edom, com estas instruções: Assim falareis ao meu senhor Esaú: Teu servo Jacó manda-te dizer que ficou em casa de Labão até agora. Tem bois, jumentos, gado de pequeno porte, servos e servas e deseja que o seu senhor o saiba, para lograr mercê aos seus olhos.
            Os mensageiros voltaram e disseram: Encontramos o teu irmão Esaú e ele próprio vem ao teu encontro, acompanhado de quatrocentos homens. Jacó ficou atemorizado e cheio de angústia. Dividiu sua gente, os pequenos e os grandes rebanhos, os camelos e disse: De Esaú atacar um dos campos o outro poderá ser salvo. Em seguida pôs-se a orar rogando: Ó Senhor, salvai-me, por piedade, das mãos do meu irmão Esaú, tenho medo que venha me atacar e não poupe nem as mães nem as crianças. Entretanto me dissestes: Vai para teu país. Terás inúmeros benefícios e multiplicarei a tua descendência como a areia do mar que não se pode contar.
            Nessa noite, Jacó permaneceu no lugar; depois reuniu para presentear seu irmão Esaú, duzentas cabras e vinte bodes, duzentas ovelhas, vinte carneiros, trinta camelos, touros e vinte jumentas com dez filhotes. Separou cada rebanho e confiou-os aos servos dizendo ao primeiro: Quando meu irmão Esaú o encontrar e lhe perguntar: Quem és tu? Onde vais? De quem são esses animais? Responderás: Eles pertencem ao teu servo Jacó que o presenteia ao seu senhor Esaú e ei-lo que se aproxima em pessoa.
            Deu a mesma ordem ao segundo servo e aos demais. Intimamente pensava: Se consigo apaziguá-lo com estes presentes antes de o encontrar, talvez obtenha melhor acolhimento. Os homens partiram com os presentes e Jacó passou a noite no acampamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário