Foi no decorrer desses acontecimentos que Abrão, ouviu, durante uma visão, a palavra de Deus:
Nada temas Abrão; sou tua proteção e a tua recompensa será grande. Senhor, respondeu Abrão, que poderias me dar? Não tenho filho e o meu herdeiro será um dos meus criados.
Então, a palavra de Deus lhe foi dirigida dessa forma: Teu herdeiro não será um servo, mas sim o teu próprio filho.
Deus o fez sair de sua tenda e lhe disse: Ergue os olhos para o céu e conta as estrelas se o puderes. Teus filhos e os filho dos teus descendentes serão tão numerosos quanto as estrelas.
Abrão acreditou na promessa do Senhor. Deus lhe disse ainda: Sou o SENHOR que te fez sair de Ur, na Caldéia, para torna-te possuidor de um país.
Meu SENHOR, disse Abrão, como poderei saber que o possuo?
Vai me buscar uma novilha, uma cabra e uma ovelha de três anos, uma rôla e um pombinho.
Clique na imagem para ampliar
Abrão ofereceu todos esses animais em holocausto; dividiu-os pela metade e colocou cada metade diante uma da outra, mas não dividiu as aves. Mas, quando as aves de rapina atacaram os despojos, Abrão adormeceu profundamente e foi surpreendido por indescritível terror. Deus então lhe disse:
Saiba que os teus descendentes serão exilados para um país estrangeiro. Durante quatrocentos anos viverão na escravidão e na opressão. Mas a justiça divina castigará os opressores e eles acabarão por se retirar com grandes fortunas. Enquanto que tu, voltarás em paz para os teus pais e serás enterrado com muita idade. Na quarta geração os teus filhos voltarão para cá.
Depois do por do sol, ao cair da noite, um grande braseiro fumegante e uma tocha de fogo passaram entre os animais sacrificados divididos ao meio. Foi assim que nesse dia, Deus aliou-se a Abrão nesses termos:
Dou este país a tua posteridade, desde o Egito até o grande Rio Eufrates e a ti entrego todos os habitantes desses territórios.
Apesar de sua idade avançada, Abrão terá um filho, e por ele, uma descendência.
Abrão tinha noventa e nove anos quando Deus lhe apareceu e disse: Eu Sou Deus Todo-Poderoso. Segue o meu caminho e sê perfeito. Alio-me a ti e o teu povo se multiplicará infinitamente.
Abrão caiu com a face na terra e Deus assim lhe falou:
Eis pois minha aliança contigo. Teu nome não será Abrão. De agora em diante passarás a te chamar Abraão pois farei de ti o pai de uma multidão de povos. A aliança que concluo contigo manter-se-á por gerações e gerações. Tua raça prosperará e dela nascerão povos e reis. A ti e aos teus descendentes darei este país de Canaã onde és estrangeiro, em possessão definitiva e serei o vosso Rei.
Quanto à tua mulher Sarai, também não a chamarás mais de Sarai mas o nome será Sara. Abençoá-la-ei e tu terás um filho dela: Ela se tornará mãe de povos e de reis.
Abraão prostrou-se até o solo e intimamente riu de surpresa:
Poderá um homem de quase cem anos, ter um filho? Pensava consigo mesmo, e Sara com noventa anos, poderá ainda ser mãe?
Deus então respondeu: Tua mulher Sara te dará um filho e tu o chamarás Isaac. Com ele estabelecerei minha aliança perpétua e com os filhos que vierem dele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário