quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A DESTRUIÇÃO DE SODOMA E GOMORRA

clique na imagem para ampliar
A ordem era clara: no caminho ninguém podia olhar para trás. Foi o que os homens disseram a Ló, sua mulher e as duas filhas. Mas a mulher de Ló não obedeceu. O fogo veio, ela olhou, e acabou virando estátua de sal.

            No fim da tarde, os dois homens, que tinham deixado Abraão com Deus, chegaram a Sodoma. Ló estava sentado na entrada da cidade e os convidou para se hospedarem em sua casa. Os dois viajantes agradeceram: -Não é necessário se incomodar conosco, podemos passar a noite ao ar livre. Ló, porém insistiu, pois considerava sua obrigação ser atencioso com os viajantes, uma vez que sabia ser aquela uma cidade perigosa devido à má índole de seus habitantes.
            Diante da gentileza de Ló e sua boa vontade em recebê-los em sua casa, os dois resolveram aceitar o convite. Seguiram os três juntos para a casa de Ló, que mandou preparar um banquete para homenagear os visitantes.
            Mal tinha acabado de jantar, a casa foi cercada por um bando de gente, jovens e velhos, exigindo que Ló lhes entregasse os dois homens que estavam em sua casa. Ló saiu e, fechando a porta atrás de si, disse-lhes: -Se vocês quiserem, entrego-lhes até minhas duas filhas. Mas não façam mal aos hóspedes que recebi em minha casa.
            Mas os homens de Sodoma não gostaram das palavras de Ló e avançaram contra ele. Então os dois viajantes, que eram anjos de Deus, abriram um pouco a porta e puxaram Ló para dentro de casa. Ao mesmo tempo, fizeram ficar cegas todas as pessoas que estavam na frente da casa. Assim não podiam mais saber onde era a porta. Logo depois, os enviados do Senhor aconselharam Ló: -Saia o mais depressa possível deste lugar com suas filhas e genros. Leve toda a sua família e tudo o que lhe pertence para longe daqui.
            Vamos destruir esta cidade sem deixar nenhum vestígio de sua existência. Deus nos enviou para cumprir essa missão, por que os habitantes de Sodoma pecaram em demasia.
            Ló só tinha duas filhas, que estavam noivas. Então, ele saiu correndo e foi avisar seus genros para que fugissem da cidade por causa da destruição. Mas os rapazes não acreditaram em Ló, pensando que ele estava brincando.
            De manhã cedinho, como Ló ainda estivesse demorando muito para ir embora, os dois homens o pegaram pela mão com sua mulher e duas filhas e os levaram para fora da cidade. Aí chegando, eles avisaram: -Não olhes para trás, nem fiquem parados por aqui. Fujam para os montes.
            Minutos depois, caiu uma chuva de fogo do céu. Curiosa, a mulher de Ló virou-se para trás, e foi transformada numa estátua de sal. Quando se levantou naquela manhã, Abraão viu de longe a fumaça de Sodoma. Por sua causa, Deus tinha salvo seu sobrinho Ló.

Nenhum comentário:

Postar um comentário