quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

REBECA NA FONTE

clique na imagem para ampliar
            O servo de Abraão aproximou-se de Rebeca e disse: Deixa, por favor, que eu beba um pouco de água do teu cântaro. Ela respondeu: Bebe, meu senhor! E inclinou o cântaro sobre o braço para que ele pudesse beber. Depois dele beber, ela acrescentou: Vou agora buscar água para os teus camelos até que eles se saciem.
Apressando-se, despejou a sobra de água no bebedouro, tirou novamente água do poço e deu-a aos camelos. O homem a observava sem nada dizer, perguntando a si mesmo se Deus ouvira a sua prece. Quando os camelos acabaram de beber, o homem pegou um anel de ouro de meio ciclo e dois pesados braceletes de ouro e colocou em seus braços: De quem és filha? Dize-me, por favor. Haverá em casa de teu pai um lugar onde eu possa passar a noite?
            Ela respondeu: Sou filha de Betuel, filho de Naor. Temos palha e forragem em quantidade e lugar para acomodá-lo.
            Ouvindo isso, o homem se prostrou e adorou a Deus dizendo: Bendito seja o Senhor de meu amo Abraão, que concedeu tantos bens ao meu amo. O Senhor me conduziu diretamente para a casa do irmão do meu amo!
            Correndo, a moça foi contar à mãe o que acabava de acontecer. Ora rebeca tinha um irmão chamado Labão, este quando viu o anel e os braceletes nos braços de Rebeca e ouviu a sua palavra, foi depressa ao encontro do servo de Abraão que continuava de pé perto dos camelos.
            Desse-lhe: Vem homem abençoado por Deus! Por que ficas fora? A casa está pronta e há lugar para os camelos.
            O homem entrou na casa; Labão descarregou os camelos e deu-lhes palha e forragem. Finalmente trouxe água para lavar os pés do servo de Abraão e daqueles que o acompanhavam. Foi oferecida comida ao enviado de Abraão, mas este exclamou: Não comerei antes de lhes dizer por que estou aqui.
            Pois então fala! Disse Labão.
            O homem tornou: Sou o servo de Abraão. O Senhor abençoou o meu amo e fez dele um homem rico. Deu-lhe rebanhos de animais grandes e pequenos, prata e ouro, servos e servas, camelos e asnos. E Sara mulher de meu amo, deu-lhe na velhice, um filho que herdará todos os bens.
            Depois o servidor contou como Abraão o havia enviado para procurar uma mulher para seu filho Isaac e como o Senhor o havia conduzido para Rebeca. E agora caso queiram testemunhar sua benevolência para com o meu amo, digam-me. Caso contrário, digam-me também.
            Labão e Betuel assim responderam: Tudo o que dizes vem do Senhor. Nada temos a dizer, nem de bem nem de mal. Eis Rebeca, tomai-a e parti. Que ela seja a mulher do filho do teu amo, conforme a palavra do Senhor.           
clique na imagem para ampliar
            Ao ouvir estas palavras, o servo de Abraão prostrou-se para adora Deus. Havia trazido jóias de prata e ouro e roupas que deu a Rebeca. Ofereceu também roços presentes ao irmão e à mãe dela. Então ele e a sua gente, comeram e beberam. Passaram a noite e se levantaram de manhã. O servo de Abraão disse então: Deixai-me voltar à casa de meu amo! O irmão e a mãe de Rebeca responderam: Deixai a moça ainda alguns dias conosco, pelo menos dez dias. Em seguida, irá contigo.
            Não me detenhais! O Senhor fez com que eu levasse por bem a minha missão, deixai que eu volte para o meu amo!
            Chamemos a moça –disseram eles e ouçamos o que ela diz. Chamaram Rebeca e perguntaram: Queres ir com esse homem?
            Sim, respondeu ela.
            Então deixaram que Rebeca e suas aias partisse com o servo de Abraão e seus homens. Abençoaram-na e Rebeca e suas aias montaram nos camelos e seguiram o servo de Abraão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário