quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

ABRAÃO E SEU FILHO ISAAC

Ao submeter Abraão a uma última provação, Deus quer, essencialmente proclamar que ele tem horror aos sacrifícios humanos.

            Deus, querendo submeter Abraão a uma última provação o chamou. Aqui estou, respondeu Abraão. Deus disse então: Toma teu filho único e bem amado Isaac. Leva-o contigo até o país de Moriá e ofereça-me em holocausto, onde te direi.
            Na manhã seguinte, Abraão e dois servos, levaram lenha para o holocausto no local ordenado por Deus. De longe, no terceiro dia, percebeu o local e mandou que os servos o esperasse com os asnos. Carregou o filho com a lenha para o holocausto e levou fogo e um cutelo. Isaac perguntou: Onde está a ovelha para o sacrifício: Abraão respondeu: Deus proverá.
            Quando chegaram, Abraão armou o altar e nele depositou a madeira. Em seguida, atou a criança e depositou-a sobre o altar. Então estendeu a mão e apanhou o cutelo. Nisso, o anjo do Senhor clamou: Abraão, Abraão, não imoles a criança. Sei que temes o Senhor, pois que não hesitaste em sacrificar-Lhe teu filho único.
            Abraão então vendo uma ovelha presa num arbusto, apanhou-a e sacrificou-a.
            O anjo do Senhor chamou novamente Abraão: Por teres feito o que fizeste, vou abençoar-te, multiplicarei tua posteridade como as estrelas do céu e a areia do mar. Todas as nações do mundo desejarão a minha benção. Abençoar-te-ei por que me obedeceste.
            Abraão voltou para junto de seus servos e se fixou em Berseba.

O CASAMENTO de ISAAC
           
Clique na imagem para ampliar
Muito tempo depois, quando Abraão já estava bastante idoso e fora abençoado pelo Senhor, chamou um dos seus servos mais velhos da casa, regedor de todos os bens e falou-lhe do seguinte modo: Dá-me a tua mão. Quero que jures por Deus do céu e da terra, que não escolherás esposa para o meu filho entre as filhas dos cananeus no meio dos quais habito. Irás ao meu país, lá, entre meus parentes, escolherás uma mulher para o meu filho Isaac.
            E se a mulher não quiser me acompanhar para esta terra? Perguntou o servo.
            Neste caso será preciso levar teu filho para a terra de onde vim?
            Cuidado! Não leve meu filho para lá, respondeu Abraão –o Senhor Deus do céu, que me tirou da casa de meus pais e da terra onde nasci, aliou-se a mim e disse: Darei esta terra aos teus descendentes. Mandarei um anjo na tua frente e lá escolherás uma mulher para o meu filho.
Se a mulher não quiser te acompanhar, ficarás desobrigado do juramento que te imponho. Mas não deixes meu filho naquele país.
            O servo deu a mão a Abraão, seu amo, e jurou cumprir com o que lhe era pedido. Tomou dez camelos de seu amo, pois que tinha a guarda de todos os bens de Abraão e partiu. Rumou pra a Mesopotâmia até a cidade de Naor. Fez os camelos se ajoelharem perto do poço onde, à tarde as moças costumavam tirar água. Depois, pôs-se a orar.
            Senhor, Deus de Abraão, meu amo, ajudai-me hoje e procedei com benevolência para com o meu senhor. Eis-me junto à fonte onde as moças da cidade virão buscar água. Fazei com que a moça a quem eu disser: Inclina o cântaro para que eu possa beber e que disser: Bebe, e darei água também aos teus camelos, seja a que se destina ao vosso servidor Isaac. Assim reconhecerei que usaste de bondade para com o meu senhor.
            Apenas acabava de orar, quando uma moça lhe apareceu. Era Rebeca, filha de Buetuel, filho de Naor, irmão de Abraão. Era uma jovem bonita, levava o cântaro no ombro; desceu à fonte, encheu o cântaro e subiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário