terça-feira, 6 de dezembro de 2011

ABRÃO E LÓ, UM EPISÓDIO DA VIDA NÔMADE

Clique na imagem para ampliar
                           
Abrão possuía uma fortuna em rebanhos, prata e ouro. Ló, que com ele viajava, também era muito rico; ambos possuíam rebanhos de gado grosso e miúdo e muitas tendas. O país não era bastante grande para conter os dois, e os pastores de Abrão começaram a discutir com os pastores de Ló. Os cananeus e os ferezeus também habitavam o país. Então disse a Ló: Que não haja discórdia entre nós, nem entre os meus pastores e os teus, pois que somos irmão. Não tens tudo diante de ti? Por favor, afasta-te de mim. Se escolheres a direita, irei para a esquerda, se escolheres a esquerda, irei para a direita.
            Ló ergueu os olhos e avistou toda a planície do Jordão que era bem irrigada; era como o Jardim do Senhor e como algumas regiões do Egito. Então, Ló escolheu para ele toda a planície do Jordão. Avançou para o leste e se separaram um do outro.
            Abrão se instalou no país de Canaã e Ló nas cidades da planície, erguendo suas tendas perto de Sodoma.

Promessas Divinas
Clique na imagem para ampliar
Deus revela, pouco a pouco, por que escolheu Abrão. Dar-lhe-á uma descendência numerosa que possuirá a Palestina; desde então ela tornou-se prometida.
            Quando Ló se afastou, Deus disse a Abrão. Ergue agora os olhos e olha para o Norte, para o Sul, para o Oriente e para o Ocidente. Todos esses países que vês Eu te darei, a ti e a tua posteridade, para sempre. Multiplicarei a tua posteridade como se multiplica o pó da terra; seria preciso poder contar os grãos de pó da terra para que fosse possível enumerar teus descendentes. De pé! Percorre este país no seu comprimento e na sua largura; por que Eu te darei.
            Abrão, levantando acampamento, foi estabelecer-se na planície de Manre que está nas imediações de Hebrom e ali levantou um altar ao Senhor.
            Pouco depois uma guerra destroçou o país. Ló e todos os seus bens foram seqüestrados e levados de Sodoma. Abrão sabendo do perigo em que estava ló, liberta-o, bem como as suas gentes de os seus bens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário