sábado, 18 de agosto de 2012

JACÓ ENRIQUECE LABÃO


(clique na imagem para ampliar)

            Durante todo o tempo em que Jacó trabalhou para Labão, antes e depois de seus dois casamentos, seu tio enriqueceu muito. Deus protegia Jacó e em todo lugar que ele punha a mão as coisas prosperavam. Mas o lucro ficava para Labão. Um dia, pouco depois do nascimento de José, Jacó achou que devia voltar para o país dos cananeus e disse ao seu tio: -Já trabalhei bastante aqui e você enriqueceu à minha custa. Quando cheguei suas riquezas eram poucas e agora aumentaram muito, por que Deus me tem protegido. Quero voltar para o país de onde vim. Só assim poderei trabalhar para minha família.
(clique na imagem para ampliar)

A Recompensa de Jacó
            Labão, sabendo que não podia desmentir o sobrinho, respondeu-lhe: -Reconheço que fiquei muito rico por sua causa, por que Deus abençoou seu trabalho. Você merece uma recompensa. Diga o que quer e eu lhe darei.
            Jacó teve então uma idéia. Pediu ao tio que o deixasse voltar a apascentar o rebanho. Depois de certo tempo, ele separaria para si todas as ovelhas pretas e as cabras listradas. Essa seria a recompensa. Assim, quando Labão quisesse examinar se tudo estava certo, seria mais fácil controlar: ovelhas que não fosse preta e cabra que não fosse malhada não podia pertencer a Jacó. Seria de Labão e a seu rebanho deveriam voltar.
            A proposta foi aceita e, no mesmo dia, Jacó foi com os filhos mais velhos para o campo apascentar os animais. Enquanto esteve a serviço de Labão, nasceram tantas ovelhas pretas e cabras listradas, que ele acabou ficando dono de quase tudo o que antes fora do tio.
            Os filhos de Labão, notando que o rebanho de Jacó crescia assustadoramente, começaram a falar mal dele. Diziam que o cunhado tinha carregado todas as riquezas de seu pai.
(clique na imagem para ampliar)

Jacó separa-se de Labão
            Labão também ficou desconfiado e começou a tratar mal a Jacó, como nunca tinha feito. Então Deus apareceu e disse-lhe: -Pode voltar para o país onde você nasceu, que eu o acompanharei.
            Ouvindo isso, Jacó mandou chamar Lia e Raquel ao campo, onde estavam com os filhos maiores. Receava que elas não quisessem ir com ele. Quando as duas chegaram, Jacó lhes disse: -Seu pai está me tratando muito mal. Parece que não se lembra mais de que ficou rico à minha custa. Trabalhei catorze anos por você duas, continuei depois a não ganhar nada. Agora andam dizendo que eu o roubei, quando a verdade é que nós discutimos o preço de minha recompensa e ele aceitou a proposta que fiz. Por isso, Deus apareceu-me e mandou que eu voltasse para o país onde nasci.
            Lia e Raquel ouviram atentas e apoiaram o marido. Afirmaram que não tinham nada mais a ver com o pai, que ele as tinha vendido em troca de trabalho, em vez de dá-las em casamento, e que as tratava mal também.
            O problema agora era sair de viagem sem que Labão visse. Aproveitaram uma ocasião em que ele não estava e fugiram. Jacó levou as mulheres, os filhos, os rebanhos, e as suas riquezas.
            Labão acreditava em outros deuses, além do Deus de Jacó, e tinha representações deles em casa. Antes da partida, Raquel pegou essas estátuas e carregou-as consigo.
            Só três dias depois, quando ainda estava no campo com o rebanho, Labão soube que Jacó tinha ido embora. Enfurecido, reuniu todos os seus parentes e juntos resolveram sair em perseguição a Jacó. O que Labão não conseguia suportar, além de tudo, era que as estátuas de seus deuses tivessem desaparecido de sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário