(clique na imagem para ampliar)
O afeto fraternal o empolga; mas Jacó, prudente prefere permanecer longe do seu irmão. É então, o santo Patriarca.
Jacó, erguendo os olhos, viu que ser irmão se aproximava com seus quatrocentos homens. Dividiu as crianças entre Lia, Raquel e as duas servas: Na frente, as servas e as crianças depois Lia e as suas, finalmente Raquel e José. Ele próprio ficou na frente e ficou na frente e se prosternou sete vezes antes de chegar ao seu irmão. Mas Esaú correu para ele, abraçou-o e os dois puseram-se a chorar. Quanto Esaú ergueu os olhos e viu as mulheres e as crianças, perguntou: Quem é esta toda gente? É minha gente –respondeu Jacó –são os filhos que Deus concedeu ao teu servo. Então, as servas se aproximaram com suas crianças e se prostraram; e o mesmo fez Lia e suas, Raquel e José. Que queres dizer –retrucou Esaú –com todos esses rebanhos de gado grosso e pequeno que encontrei?
(clique na imagem para ampliar)
São –respondeu Jacó –os presentes que devem fazer me encontrar mercê aos olhos do meu senhor.
Já possuo muitos rebanhos, meu irmão, disse Esaú –guarda o que te pertence.
Mas Jacó insistiu: Por favor! Já que encontrei mercê aos teus olhos, aceita estas dádivas! Afrontei a tua presença como se fosse a de Deus e tu me recebeste bem. Aceita pois os presentes que te faço. Deus deu-me tudo em abundância.
Esaú acabou por aceitar a oferta e depois falou: Levantemos acampamento e partamos.
Meu senhor sabe –objetou Jacó –que as crianças são delicadas e que é preciso pensar nas ovelhas e nas vacas que amamentam. Não podemos cansá-las demais, um dia basta para que todas morram. Parte o senhor na frente eu partirei depois, lentamente e o rebanho seguirá atrás de mim e conforme a resistência das crianças chegarei em casa de meu senhor, em Seir.
Esaú disse: Vou deixar-te então alguns dos meus homens.
Para quê? Respondeu Jacó. Basta ter encontrado mercê aos olhos de meu senhor.
No mesmo dia Esaú rumou para Seir. Mas Jacó rumou para Siquém, em Canaã. Acampou nas margens da vila e por cem dinheiros comprou uma parcela de terreno onde levantou a sua tenda. Nesse ponto ergueu um altar que chamou: Ao Deus de Israel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário